quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Llama e a crise econômica Mundial.



    A grande bandeira do capitalismo queimou-se diante da crise econômica instalada em todo mundo nos últimos meses. Nessa bandeira estava escrito liberdade econômica para pessoas físicas e jurídicas. Depois dessa crise não se sabe o que será escrito, ou se existirá mais bandeira própria para o capitalismo. 
  A alusão à bandeira foi propositalmente colocada, pois essa crise econômica se deflagrou nos Estados Unidos da América, maior potência do mundo, que nos últimos anos viu a bandeira de sua nação sendo queimada por diversos motivos. 
 Essa crise se instalou quando o mercado imobiliário milionário dos EUA se mostrou frágil há anos, e que a camuflagem feita até àquele momento, provocou a investidores uma espécie da síndrome do marido enganado, que diz, ou ele é o último a saber ou fica sabendo junto com todo mundo. Nesse caso não existe nada litigioso, pois a mulher(analista camuflador), não tinha nenhum vínculo oficial com o marido enganado (falta regulamentação no mercado financeiro) e a mesma ainda levou algum, pois certamente apostou contra esse casamento de fachada(mercado), ou seja, "um golpe do baú" do mercado financeiro.
 Analistas financeiros creem que a crise irá se dissolver quando o mercado imobiliário e "ex"milionário americano, voltar ao normal de tempos anteriores. O irônico disso tudo é que essa perspectiva existe, pois está programado  para o ano de 2009 cerca de um milhão de casamentos de verdade no EUA, provocando um déficit habitacional nunca visto, fazendo que o mercado imobiliário seja interessante novamente, e completando a  metáfora desenvolvida nesse texto, pois provavelmente muitos "casais" do mercado imobiliário que se separaram, se reconciliarão com votos de "eterno enquanto der lucro". 

     

Um comentário:

  1. Excelente texto! Só não foi melhor que a escolha da imagem! Estou até com vergonha de escrever alguma coisa. O pessoal está afiado por aqui. Agora, sobre a crise... sabe o que eu acho? Acho é pouco! Isso é um castigo pra humanidade toda, o velho "castelo de cartas marcadas" está caindo. Mas não se preocupem, o capitalismo dá um jeito nisso: mata alguns milhões de fome e daqui a pouco a burguesia ja está de novo no "leite com pêra"!

    ResponderExcluir